Feiticeira Fit
Siga-me
Pão trançado de espelta

Pão trançado de espelta

Este saudável pão trançado com espelta é fácil de fazer e fica perfeito, por exemplo, na mesa de Natal ou de Páscoa. Se você também gosta do aroma e do sabor de pães caseiros, tem que experimentar este saudável pão doce trançado.

Nenhum pão trançado comprado em loja pode ser tão saboroso quanto um caseiro e, no que diz respeito à nutrição, esta versão saudável também é melhor. Ele contém farinha de espelta, mais nutritiva, óleo de coco e açúcar mascavo. Se você quiser preparar uma versão sem lactose, basta usar leite vegetal, e você pode deixar o ovo de fora também, tornando-o adequado para quem é alérgico a esses ingredientes.

Além disso, você pode adicionar o que quiser - nozes, passas ou outras frutas secas. Experimente servi-lo no café da manhã com manteiga, mel, geleia caseira ou qualquer creme doce, por exemplo: Creme de chocolate saudável - Nutella fitness . É melhor servi-lo no mesmo dia em que foi assado e, confesso, sempre conseguimos comer tudo no primeiro dia. Mas, no dia seguinte, ele também fica uma delícia, basta aquecê-lo antes de servir.

Se os seus filhos também gostam de pão doce, não hesite e experimente esta receita fácil de pão trançado com espelta. Não é difícil de fazer, pois a maior parte do trabalho será feito pela levedura e pelo tempo. Desejo-lhe muita paciência enquanto espera por esta delícia :)

Ingredientes

  • 400 g de farinha de espelta fina (ou trigo integral)
  • 300 ml de leite morno (comum ou vegetal)
  • 7 g de fermento biológico seco para pão
  • 5 colheres de sopa de óleo de coco derretido (eu recomendo este)
  • 80 g de açúcar mascavo (ou glucose) (eu recomendo este)
  • 1 colher de sopa de essência de baunilha (ou 1 fava)
  • 1 ovo (opcional)
  • Passas, castanhas (a gosto)
  • Uma pitada de sal

Instruções

  1. Em uma tigela pequena, prepare o fermento misturando a levedura, uma colher de chá de açúcar ou glucose e um pouco de leite morno.
  2. Deixe o fermento repousar por 10 a 15 minutos.
  3. Em uma outra tigela, misture a farinha com o açúcar mascavo restante (ou glucose), as passas ou nozes e uma pitada de sal.
  4. Em uma caneca, misture o leite morno com o óleo derretido e o extrato de baunilha e adicione-o com o fermento na mistura de farinha.
  5. Você também pode adicionar ovo na massa, tornando o pão ainda mais fofo e macio.
  6. Sove um pouco a massa, cubra-a e deixe crescer por 30 a 60 minutos em um lugar quente.
  7. Em seguida, divida a massa em 6 partes iguais.
  8. Tome 3 partes de massa e faça a trança. Coloque-a em uma forma forrada com papel manteiga.
  9. Pegue mais 2 partes de massa e misture-as com as mãos. Em seguida, divida-as em 3 partes menores, das quais faremos outra trança e a colocaremos sobre a primeira.
  10. Com o resto da massa, faça a trança menor e coloque-a por cima das outras duas.
  11. Deixe o pão crescer por mais 20 a 30 minutos em um lugar quente.
  12. Agora você pode pincelar a trança com ovo, manteiga, óleo ou leite, para dar um acabamento brilhante, e polvilhar com alguns pedaços de amêndoas para decorar.
  13. Asse o pão por 8 minutos a 200 °C primeiro e depois abaixe a temperatura para 150 °C, e asse por mais 45 minutos, até dourar.
Tempo de preparo100 minutos
Rendimento12 fatias
Informação nutricional/ 1 fatia
Calorias187 Kcal
Carboidratos27 g
Fibra3 g
Proteínas5 g
Gorduras7 g

Para mais receitas como esta, clique nas categorias abaixo

Café da ManhãSem lactoseSem ovos
Sou uma feiticeira fit, e gosto de fazer mágica na cozinha, conjurando receitas fitness saudáveis e saborosas, com ingredientes que te fazem bem. Meu objetivo é mostrar que comer de maneira saudável & fit pode ser muito fácil, saboroso e divertido. Então, venha comigo preparar algumas receitas saudáveis, que vão te encantar!
Lucia Wagner

Comentários