Feiticeira Fit
Siga-me
Farinha de grão-de-bico caseira

Farinha de grão-de-bico caseira

Grão-de-bico e saúde

O grão-de-bico é um dos legumes mais saborosos que existe, com leve sabor de castanhas. Contém bastante proteína, fibra e é uma ótima fonte das vitaminas B, ferro, potássio e magnésio. Além disso, são ótimas para os atletas e pessoas que gostam de cuidar da alimentação, mas também ajudam a combater os níveis altos de colesterol, aterosclerose, diabete, diarreia, problemas de imunidade e até o câncer. O grão-de-bico não contém glúten, sendo um ótimo alimento para quem precisar de uma alimentação sem glúten. Também é muito bom para quem precisa perder peso. É recomendado principalmente às crianças e gestantes e, diferente de outros legumes, o grão-de-bico não causa inchaço. Outro ponto positivo do grão-de-bico é seu valor nutricional e concentração de aminoácidos - que combatem o câncer. Ajuda na redução da gordura corporal e níveis de colesterol no sangue, além de ser muito bom para a pele. Graças ao seus minerais, é um alimento que ajuda a reduzir a fadiga, abaixar a pressão sanguínea e estimular o funcionamento do coração.

Quando você adiciona o grão-de-bico aos seus pratos e receitas, você agrega valor nutricional a sua refeição. Em algumas receitas, é possível substituir parte da farinha comum pela farinha de grão-de-bico, mas aqui você irá encontrar receitas que usam somente a farinha de grão-de-bico. A farinha de grão-de-bico caseira é muito fácil de fazer, se você tem um liquidificador potente. Caso contrário, pode simplesmente comprá-la pronta.

Os valores nutricionais são relativos a 100 g.

Ingredientes

  • 100g de grão-de-bico cru

Instruções

  1. Para fazer a farinha de grão-de-bico, você vai precisar de um bom liquidificador, triturador ou moedor (é possível utilizar também o moedor de café).
  2. Qualquer que seja a sua escolha, moa o grão-de-bico cru em pequenas quantidades até obter uma consistência bem fina.
  3. Usando uma peneira, peneire todo o grão-de-bico para que os pedaços grandes sejam retirados da farinha.
  4. Quanto mais fofa a sua farinha, mais fofa será a sua massa e seu prato.
  5. Guarde o grão-de-bico peneirado em um recipiente hermético na geladeira.
  6. Uma xícara de chá de grão-de-bico cru representa aproximadamente uma xícara de chá da farinha de grão-de-bico.
  7. Atenção: Caso você tenha dificuldades em moer o grão-de-bico até atingir a textura de farinha, não desanime. Você pode achar a farinha pronta em lojas especializadas :)
Tempo de preparo10 minutos
Rendimento1 porção
Informação nutricional/ 1 porção
Calorias387 Kcal
Carboidratos57 g
Fibra10 g
Proteínas23 g
Gorduras7 g
Sou uma feiticeira fit, e gosto de fazer mágica na cozinha, conjurando receitas fitness saudáveis e saborosas, com ingredientes que te fazem bem. Meu objetivo é mostrar que comer de maneira saudável & fit pode ser muito fácil, saboroso e divertido. Então, venha comigo preparar algumas receitas saudáveis, que vão te encantar!
Lucia Wagner

Comentários