Feiticeira Fit
Siga-me
Bolo de cenoura saudável com recheio de coco e castanha de caju (sem glúten e sem açúcar)

Bolo de cenoura saudável com recheio de coco e castanha de caju (sem glúten e sem açúcar)

Será que existe um bolo que é delicioso e, ao mesmo tempo, saudável, que possamos degustar sem culpa? Sim, existe, e você pode encontrá-lo bem aqui. Experimente este excelente e único bolo de cenoura saudável com recheio de coco e castanha de caju, que tem um sabor divino. Além disso, o bolo é completamente sem glúten e sem açúcar.

Este não seria um doce fit se não escondesse a conexão entre um gosto excepcional e um toque de saúde. O bolo de cenoura com creme de coco e castanha de caju é macio e bastante nutritivo, com um agradável toque de castanhas e coco. Ele combina o frescor da cenoura, a doçura do coco, os benefícios das nozes e das frutas: uvas, bananas ou maçãs. Tudo de acordo com o seu gosto e preferências individuais.

Este saudável bolo de cenoura vegano sem glúten, açúcar e adoçantes, também faz bem para seu sistema digestivo. Contém a dose necessária de proteínas, fibras, gorduras saudáveis, micronutrientes e, por outro lado, apenas um pouco de açúcares naturais. Você pode servi-lo para suas amigas e elas nem vão reclamar, dizendo que você quer estragar a dieta delas. E não se preocupe, o sabor da cenoura combina muito bem com o do creme de coco e castanha de caju. Este bolo de cenoura saudável é perfeito para as tardes preguiçosas de domingo.

Ingredientes

  • Massa:
  • 1 ½ xícaras (chá) de aveia (eu recomendo esta)
  • 400g de cenoura
  • 200g de uvas (ou banana/maçã)
  • ¼ xícara (chá) de coco ralado
  • ½ xícara (chá) de castanhas (nozes/pecan) (eu recomendo estas)
  • uma pitada de canela (eu recomendo esta)
  • ½ xícara (chá) de tâmara/uva-passa (opcional)
  • Creme:
  • 1 xícara (chá) de castanha de caju (eu recomendo estas)
  • 6 colheres (sopa) de leite de coco solidificado*
  • 2 colheres (sopa) de suco de limão
  • 2 colheres (sopa) de óleo de coco (eu recomendo este)
  • ½ colher (chá) de extrato ou fava de baunilha (opcional)

Instruções

  1. * Leve a lata/garrafa de leite de coco integral à geladeira até o dia seguinte. Use a parte sólida que se forma na parte de cima da garrafa.
  2. Deixe as castanhas de caju imersas em água por 4 horas.
  3. Em um liquidificador, bata a aveia até que atinja a espessura de farinha.
  4. Adicione a cenoura cortada, as uvas, o coco ralado, as castanhas e uma pitada de canela e mexa vigorosamente.
  5. Quando todos os ingredientes estiverem bem homogêneos, prove a massa. Caso não esteja suficientemente doce, adicione ½ xícara (chá) de tâmara ou uva-passa. Bata a massa novamente.
  6. Despeje a massa em uma assadeira antiaderente. Escolha o tamanho da assadeira de acordo com a altura desejada. Eu uso uma assadeira com 15cm de diâmetro. Se você quiser usar uma panela maior (por exemplo, de 25cm), dobre a quantidade de ingredientes.
  7. Asse a 190 °C de 25 a 35 minutos. A parte de cima do bolo deve estar dourada.
  8. Antes de desenformar, deixe esfriar por mais ou menos 10 minutos e corte cuidadosamente em 2 camadas.
  9. Para fazer o creme, bata as castanhas de caju, a parte sólida do leite de coco, o óleo de coco e o suco de limão em um liquidificador.
  10. Você também pode adicionar extrato ou fava de baunilha.
  11. Quando o creme estiver completamente liso, espalhe metade entre as camadas e o restante do creme por cima e dos lados do bolo.
  12. Leve o bolo à geladeira por pelo menos 8 horas e espere endurecer.
Tempo de preparo45 minutos
Rendimento6 fatias
Informação nutricional/ 1 fatia
Calorias400 Kcal
Carboidratos22 g
Fibra4 g
Proteínas8 g
Gorduras29 g
Sou uma feiticeira fit, e gosto de fazer mágica na cozinha, conjurando receitas fitness saudáveis e saborosas, com ingredientes que te fazem bem. Meu objetivo é mostrar que comer de maneira saudável & fit pode ser muito fácil, saboroso e divertido. Então, venha comigo preparar algumas receitas saudáveis, que vão te encantar!
Lucia Wagner

Comentários