Feiticeira Fit
Siga-me
Pierogi saudável

Pierogi saudável

O pierogi é um tradicional pastel polonês, cozido e depois levemente assado, até dourar. Nesta receita, proponho uma versão diet mais nutritiva deste delicioso prato. Se você está procurando uma alternativa mais leve, aqui está uma receita de pierogi fácil e saudável para você.

O pierogi é um dos pratos eslavos mais conhecidos. Foi criado pelas mulheres, para encher os estômagos famintos dos homens que trabalhavam nos campos. Eles são tradicionalmente preparados com farinha de trigo branca, batatas e ovos. Geralmente, são recheados com queijo de ovelha, batata ou uma combinação de quark, geleia ou papoula. Hoje em dia, os homens trabalham mais em escritórios, então a versão mais saudável de pierogi fará bem a eles.

Estes saudáveis ​​pierogi dão uma nova dimensão à receita tradicional. Para conseguir um efeito mais saudável, mas ainda delicioso, substitua metade da quantidade de farinha de trigo comum por farinha de grão-de-bico e a outra metade por farinha de trigo integral. Misturando estas duas farinhas, o pierogi ficará mais nutritivo, beneficiando ainda mais nossos corpos. Estes pierogi contém um maior teor de proteína e menor teor de glúten, e também podemos aproveitar sua maior quantidade de vitaminas e minerais.

Você pode rechear este pierogi saudável com qualquer ingrediente, usando a criatividade. Eu recomendo recheá-los com geleia ou quark. Ficam uma delícia!

Ingredientes

  • 1 kg de batatas
  • 250g de farinha de grão-de-bico (eu recomendo esta)
  • 250g de farinha de trigo integral (centeio) (eu recomendo esta)
  • 1 ovo (opcional)
  • geleia de boa qualidade e queijo quark ou cottage (ou outros recheios)

Instruções

  1. Cozinhe as batatas com casca até que amaciem.
  2. Quando cozidas, descasque-as e rale-as bem fininhas - batatas raladas fininhas tornam a massa fofinha.
  3. Adicione o ovo, as farinhas e forme uma massa bem lisa e antiaderente.
  4. Se necessário, adicione mais farinha.
  5. Abra a massa (grossa, com aproximadamente 3mm) em superfície polvilhada com farinha e corte os pedaços de massa com um cortador de pizza.
  6. Recheie cada pedaço com geleia/queijo quark ou cottage ou outro recheio escolhido e dobre as bordas.
  7. Cozinhe o pierogi em água fervente de 5 a 7 minutos até que eles subam à superfície.
  8. Escorra, sirva e decore com iogurte, frutas e canela para uma opção doce, ou queijo de cabra/sour cream e cebola para opção salgada.
Tempo de preparo45 minutos
Rendimento5 porções
Informação nutricional/ 1 porção
Calorias538 Kcal
Carboidratos91 g
Fibra18 g
Proteínas21 g
Gorduras5 g
Sou uma feiticeira fit, e gosto de fazer mágica na cozinha, conjurando receitas fitness saudáveis e saborosas, com ingredientes que te fazem bem. Meu objetivo é mostrar que comer de maneira saudável & fit pode ser muito fácil, saboroso e divertido. Então, venha comigo preparar algumas receitas saudáveis, que vão te encantar!
Lucia Wagner

Comentários