Feiticeira Fit
Siga-me
Sopa fria simples (gazpacho)

Sopa fria simples (gazpacho)

O gazpacho é uma tradicional sopa fria de vegetais, originária da Espanha. Este gazpacho simples é gostoso, saudável e fica pronto em 10 minutos - o que mais você poderia querer? Experimente prepará-lo de acordo com esta receita simples.

A base do gazpacho sempre está nos tomates frescos e maduros. Você também pode fazer variações adicionando outros vegetais, a gosto. O gazpacho frio é super rico em vitaminas A e C, e em alguns minerais. Tem poucas calorias e, portanto, é diet, pois uma porção contém apenas 130 kcal. Não leva nenhum ingrediente de origem animal, então, também é adequado para veganos ou pessoas que sofrem com várias alergias alimentares.

A combinação das palavras frio e sopa pode parecer estranha, até assustadora, para quem ainda não experimentou - eu também levei muito tempo para experimentar esta sopa fria. Bem, fico feliz por tê-la finalmente preparado. Ficou deliciosa e é muito simples! É perfeita para o verão, por ser maravilhosamente refrescante, mas ao mesmo tempo, saciante.

Ao escolher os vegetais, sempre prefira os mais maduros. É quando seu sabor é mais intenso e o gazpacho ficará divino. Se você optar por vegetais cultivados em casa, da horta, nada pode dar errado. Também, se você quiser uma sopa com uma textura muito macia, bata por tempo suficiente no liquidificador e, no final, você pode coar com uma peneira.

Não deixe de experimentar esta receita simples de gazpacho. É uma ótima forma de aproveitar uma boa dose de vegetais em sua forma mais saborosa!

Ingredientes

  • 1 kg de tomates
  • 1 pepino grande
  • 1/2 cebola roxa (ou pequena)
  • 2 dentes de alho
  • 2 colheres de sopa de azeite de oliva (eu recomendo este)
  • 1 a 2 colheres de sopa de vinagre de vinho tinto
  • 100 ml de água
  • sal, pimenta-do-reino (a gosto)
  • 2 talos de salsa
  • 1 colher de chá de manjericão desidratado

Instruções

  1. Lave os vegetais e corte-os em pequenos pedaços. Limpe a cebola e o alho.
  2. Coloque todos os ingredientes em um liquidificador grande e bata até obter uma mistura homogênea. Adicione vinagre, sal e pimenta-do-reino moída a gosto.
  3. Coloque a sopa na geladeira (o ideal é por pelo menos duas horas) para o sabor ficar melhor.
  4. Antes de servir, você pode regar a sopa com um pouco de azeite extra-virgem e decorá-la com tomates-cereja ou com outros vegetais.
Tempo de preparo10 minutos
Rendimento4 porções
Informação nutricional/ 1 porção
Calorias130 Kcal
Carboidratos11 g
Fibra4 g
Proteínas3 g
Gorduras8 g
Sou uma feiticeira fit, e gosto de fazer mágica na cozinha, conjurando receitas fitness saudáveis e saborosas, com ingredientes que te fazem bem. Meu objetivo é mostrar que comer de maneira saudável & fit pode ser muito fácil, saboroso e divertido. Então, venha comigo preparar algumas receitas saudáveis, que vão te encantar!
Lucia Wagner

Comentários